quinta-feira, 17 de março de 2011

Globo quer comprar times brasileiros


Prestem atenção nessa reportagem:

"A reportagem apurou que a Globo deve assinar até amanhã com mais dois clubes, mas há a possibilidade de fechar com três. O Corinthians, inclusive, deve selar seu acordo ainda hoje. O Grêmio foi o primeiro clube a anunciar que fechou com a Globo. Pelo acordo, o clube gaúcho receberá R$ 47 milhões por temporada". Folha de São Paulo

Essa negociação é para fechar um acordo de transmissão do campeonato brasileiro com os clubes que fazem parte do Clube dos 13.

Se a Globo conseguir fechar esse acordo diretamente com os clubes, tira a possibilidade de acontecer uma licitação, em que outra emissora poderia entrar na briga pela transmissão. Com isso, a Globo mantém o monopólio de transmissão do maior campeonato praticado em terras tupiniquins, e com agravante: agora, clubes de futebol poderão fazer parte (se já não o fazem há tempos) da folha de pagamento da gigante das comunicações.

Até parece que o crescimento das torcidas-gangues-organizadas verificado no início da década de 90, que tirou muitas famílias dos estádios, fazendo com que os clubes vissem suas rendas diminuírem, ocasionando a oportunidade para que a Globo mercantilizasse nosso futebol, foi algo proposital, pensado e muito estimulado pelas grandes da comunicação. Aí não caberia a culpa somente à Globo, mas à Bandeirantes, e outras. Se não foi de caso pensado, foi oportunamente aproveitado, e muito bem aproveitado.

A soma avultosa de 47 milhões que será paga ao Grêmio anualmente - nem cogito o que o Corinthians recebeu... -, constituirá como mais um passo danoso rumo à intensa mercantilização do nosso futebol.

0 comentários:

 
;