sexta-feira, 12 de novembro de 2010

O poder do meu bigode

Resolvi deixar crescer um bigode. Seria muito normal se não fosse a primeira vez que deixo em trinta anos. Portanto, alguns amigos já começam a questionar-me.

- Tá mudando o visual? - perguntou-me um amigo meu.
- Sim, respondi-lhe. Estou deixando crescer para ver o que acontece.

Meu amigo achou estranha aquela resposta e novamente me inquiriu:

- E o que poderia acontecer? – perguntou-me cético.

- Ah... Muitas coisas... Por exemplo, a Bovespa pode cair. Uma queda vertiginosa. Bancarrota total.

- Só pelo fato de que você está deixando seu bigode crescer!?...

- Por que não? - devolvi a pergunta. Ora, não existe aquela teoria que afirma que se uma borboleta bate as asas aqui, não provoca um terremoto no outro lado do mundo? Por que então o crescimento do meu bigode não poderia provocar um colapso na Bovespa? Tudo não é dialeticamente movimento? Tanto faz se é o bater das asas de uma borboleta ou o crescimento capilar nas entranhas do meu rosto.

Meu amigo olhou-me meio curioso, então continuei:

- Veja que eu não estou tão errado assim. Um terremoto é algo bem mais difícil de acontecer, do que as ações de uma empresa ter uma sequência contínua de queda na Bolsa. Sabe o porquê? Porque esse é o lugar da fofoca profissional. Temos até um brasileiro no ranking dos mais-mais do disse-me-disse. Funciona mais ou menos assim: alguém disse que ouviu não sei de quem, que pegou a informações confiáveis não se sabe de onde, que as empresas têm que estocar muitos grãos, porque alguém falou que o Bravataquistão vai diminuir a oferta de grãos no mundo.

E se não for verdade? Quem pode prever com tanta eficácia o Tempo? Que tecnologia seria capaz de calcular a variante 'ação do homem'? Não temos como saber no espaço de dias, que dirá meses...

Então, meu amigo, aquilo é muito frágil. É metafísica pura. E para embasar-se se utiliza de conceitos abstratos por natureza. Ou alguém duvida que os números são a maior invenção metafísica inventada pela mente humana? Antigamente, tentaram explicar o mundo pelos números, hoje o mundo se sustenta através deles.

O meu amigo, que a tudo ouvia concentrado, ia se convencendo, quando lhe surgiu uma contra-argumentação:

- Mas já faz alguns dias que você deixou crescer o seu bigode, e nada aconteceu.

- Como não? lhe perguntei passando de leve a mão neles. Você não ouviu falar do caso do banco Panamericano? Sim, meu caro, coisas estranhas estão acontecendo desde que deixei meu bigode crescer... E para o bem da humanidade, eu desisti de cultivar uma esplêndida barba!      

1 comentários:

Emanuelle disse...

É realmente impressionante o poder desse bigode. Coincidência ou não, mas depois dele, arrumamos dois pedreiros e todos eles furaram com a gente. Acho melhor não deixar a barba crescer, pode ser o fim da humanidade.

 
;