terça-feira, 16 de novembro de 2010

Dólares fake

Os EUA estão sem dinheiro. Parece absurdo. Mas não é. A dívida interna do país é da cifra de 14 trilhões. E muitos analistas econômicos já identificaram a enxurrada de dólares que o governo injetou na economia de 'dólares fake'.  Ou seja, vem coisa podre por aí.

 

Os governos do Brasil e da China denunciaram no G-20 a estratégia norte-americana de inflar seu mercado para motivar uma desvalorização do dólar – moeda padrão desde 1945. Assim, seus produtos tendem a entrar com facilidade nos mercados internacionais devido ao baixo custo, na tentativa de salvá-los de uma iminente crise. Uma crise igual à vivida em 2008, quando estourou a bolha dos imóveis hipotecados.

 

Então vem a pergunta: é legítimo os EUA apelarem para essa artimanha? Essa foi a questão a ser debatida no G-20, e que o Brasil teve voz importante para o debate. Sinalizaram na reunião que as economias não verão silentes as manobras do BC norte-americano para tentar conter uma recessão, unilateralmente, sem que as principais potências econômicas possam debater quais as melhores saídas para o impasse.


0 comentários:

 
;