por Hamilton Sobreira - Advogado
Se você acha que ler O Príncipe de Maquiavel é o máximo, te deixa pronto para um amplo debate, para enfrentar e combater os adversários e convencer os seus partidários, não o nego como livro de bolso e de leitura obrigatória a todos os que almejam "fazer" política.
Contudo, não posso deixar de ressaltar o Mestre de Maquiavel, Baltasar Gracián y Morales, nascido na Espanha o cara foi filósofo e teólogo, (todo teólogo deve ser um bom político), não possui apenas retórica sobretudo a dialética, conhecido pela caracterizado pela sobriedade e a concisão. Uma curiosidade que este escritor astuto e perspicaz fazia parta da Companhia de Jesus, embora nem sempre estivesse na companhia do mesmo.
O que importa destacar, no campo político, é o livro A ARTE DA PRUDÊNCIA que trata, a meu ver, de um roteiro para Maquiavel, pois trata como nunca antes sobre a instabilidade do ser humano no campo emocional, sua imprevisibilidade, na busca de seu interesse.
Sua obra por muitos foi intitulada um hino ao cinismo tradução para o português: Política.
O livro é dividido em 300 tópicos dentre eles: Criar dependência, Não eclipsar o patrão, Fama e fortuna dentre outros...
Boa leitura!
*A partir de hoje disponibilizaremos pelo menos uma vez por semana estes tópicos com singelos comentários.
0 comentários:
Postar um comentário