quarta-feira, 28 de abril de 2010

A Televisão Pública do Brasil

Li hoje pela manhã uma ótima notícia: é que segunda-feira, dia 3 de maio, começará a ser transmitida para mais de 100 milhões de brasileiros a TV Brasil. Rede pública de televisão, que irá levar a sua programação a 23 estados.

Esta é com certeza uma ótima notícia, já que propõe uma alternativa aos canais abertos que são ofertados aos brasileiros – que, diga-se de passagem, não vêm com bons olhos essa iniciativa do estado.

Cultura, educação, ciência, arte e formação da cidadania de forma atraente é o compromisso dessa nova rede pública de comunicação que conta com, além dos quatros canais da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), sete emissoras universitárias e 15 emissoras públicas estaduais.

O fato é que há muito tempo que o Brasil deveria ter uma emissora pública, que retransmitisse a pluralidade regional desse imenso país. Não poderíamos ficar eternamente, reféns de uma visão unilateral das televisões do Sul e Sudeste do país que, de forma onipresente, são os olhos de todos os brasileiros.

Em conjunto com essa boa notícia há, também, a proposta de reforma das televisões a cabo, que quer garantir que as televisões incluam na sua programação, um percentual obrigatório de programação nacional. Tudo isso irá fortalecer, sem dúvida, a indústria cultural brasileira, contribuindo para que cresça um forte sentimento de nacionalidade de que tanto precisa o Brasil, para encarar os desafios internacionais e fazer valer suas posições.     

Mais ações nesse sentido são bem-vindas a todos nós brasileiros.


0 comentários:

 
;