Por Hamilton Sobreira
Advogado
Uma vez alguém me disse: nunca perca o poder de assombro!
O dito poder de assombro é aquela força pertencente, em regra, a todas as crianças, que, mesmo vendo algo várias vezes, sempre se admiram como se fosse a primeira vez que visse, como uma bola de sabão! Um sorriso bobo de seu pai, etc.
Hoje eu estava em um tradicional engarrafamento quando observei um avião decolando (estava próximo a pista do aeroporto, BR-116 em Fortaleza-CE), nesse momento um amigo que estava ao meu lado falou: - sempre lembro de minha mãe ao ver um avião decolando.
Logo eu deduzi: - que estranho! Mas logo o indigitado amigo esclareceu que sua mãe sempre afirma (a mãe ainda está viva, embora ele tivesse falado com se a mesma houvesse partido) que existem três coisas bonitas na vida: um avião decolando, uma partida de futebol e um culto da assembléia de Deus.
Aquilo me deixou altamente curioso, obviamente senti uma vontade de dar um sorriso meio de lado, mas quase que imediatamente refleti: - sabedoria popular!
Perguntei de pronto qual o interior dela. Meu amigo surpreendido questionou-me o porque de eu ter a certeza que ela era do interior. Quando eu afirmei: - as pessoas do interior, as pessoas de raiz, não perderam o poder de assombro assim como as crianças! Tudo é novidade até mesmo o comum.
Interessante que aparentemente as três coisas "bonitas da vida" não têm nenhuma ligação.
Eu, embrulhado nesta mente de capital e da capital, deduzi, se é que sentimento admite dedução, que o Avião traduziu a beleza da evolução do homem, a tecnologia, a beleza de uma mente criativa se utilizada para o bem comum; a partida de futebol simboliza a beleza da união, da boa competição, da brincadeira do homem menino, da festa; culto na Assembléia de Deus simboliza a beleza da religiosidade, observado com muita veracidade no sangue nordestino, a fé em Deus que o ajuda a ter esperança na chuva, na planta, no verde, na vida.
0 comentários:
Postar um comentário