quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O conceito de pecado

Por Hamilton Sobreira

Advogado

 

O que é o pecado? O que significa? Qual seu conceito?

 

Alguns conceitos costumam variar de acordo com a época, o tempo, a cultura e a religião.

 

Fico pensando como será no céu? O que outrora poderia ser considerado permitido, em outros tempos passou a ser execrado, proibido rotulado.

 

Em umas religiões o que será um prêmio no céu pode ser tido por outras como verdadeiro pecado mortal!! Como fica o pecado mortal depois que o pecador está morto? Enfim...

 

Imaginemos a situação, o pobre do defunto pecador chega ao "Grande Tribunal" e é julgado pecador porque teve relações com uma garota de programa; e o pior: sem camisinha. Os juízes afirmam enfaticamente que – no céu não poderás ficar!!!

 

– Vá ao purgatório, e dê-se por satisfeito.

 

– Um momento senhores, diz o moribundo, vocês não têm acompanhado a legislação?  Vou recorrer desta decisão, a camisinha está liberada para relacionamento com garotas de programa. Recurso provido.

 

Já na sala ao lado, outro jovem de cujus que havia "experimentado" usar camisinha com sua esposa foi direto para o inferno: pecador. Não há perdão!!! Descer imediatamente.

 

Imaginem, um terrorista explodiu um prédio com 100 pessoas matando todas. Chegou ao tribunal celestial, e quando ia sendo condenado afirmou:

 

- Opa! Eu sou de outra religião que permite a morte pela espada, e me promete um mundo novo cercado por virgens.

 

- Ah tem razão, vá para o céu imediatamente.

 

De outro lado o pobre religioso que atropelou uma vaca na índia, esse sim estará perdido condenado para sempre.

 

Que loucura deve ser o "judiciário celestial" com essa mudança da legislação, mudança conceitos, e mudança de religiões, etc. No Brasil não se admite a pena perpétua em razão de benevolência judiciária. Será o brasileiro mais benevolente do que "os juízes celestiais" que condenam a sofrer por toda eternidade?

 

No Brasil aplica-se a individualização da pena, ou seja, não podemos responder por crime de outros. E o pecado original? Não respondemos pelo pecado de adão e eva? Seria a Bíblia Inconstitucional?

0 comentários:

 
;