quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Verdadeiros inimigos


Essa foto não é uma montagem. Ela provavelmente foi tirada no começo dos anos 80, quando então as forças progressistas do País se uniram para tentar derrubar o regime de exclusão. Essa foto foi fruto de um contexto político que já não existe. Mais adiante verificaríamos que o novo contexto político trataria de separar essa duas forças políticas, que alternadamente governariam o Brasil por 16 anos.

Mas porque então essas duas forças que queriam que o Brasil se desenvolvesse, agora brigam desesperadamente pelo Poder, sem a mínima possibilidade de uma nova união? Por que o PSDB apostou num projeto neo-liberal e de privatizações, onde não escaparia até mesmo a Petrobrás? Será que foi esse o fator determinante que fez com que o PT, ao procurar um lugar ao sol, se aliasse com o atraso de velhos caciques da vida política brasileira? Por que a imprensa brasileira cooptou o PSDB e não o governo popular de Lula? Resumindo: quem é agora o inimigo dos brasileiros? Aqueles dois que lutaram para a redemocratização? Ou existe uma força – a força oculta de Jânio Quadros – que tenta a todo custo domar esse gigante continental? Quem pretende fazer com que o Brasil dobre seus joelhos diante de seu inevitável destino de líder dos países menos favorecidos? Desse gigante que quer desenvolver a África e não consumi-la? Que forças estão por detrás das aparências e que se escondem no incitamento ao ódio religioso?

Todas essas perguntas são necessárias para entendermos o que está em jogo nessa eleição. Não é o simples fato desse ou daquele programa de governo, essa discussão simplista é para mascarar algo muito maior que está em jogo: a nossa suprema soberania!

0 comentários:

 
;