sexta-feira, 24 de setembro de 2010

*Análise comparativa de desempenho do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Ceará no ENADE 2006

por Gabriela Paiva - estudante de Ciência Contábeis da UFC      

 

           O ENADE é um exame o qual possibilita avaliar o desempenho do estudante durante sua graduação, possibilitando verificar a assimilação dos conhecimentos necessários de sua área de estudo, assim como o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao exercício profissional. Por isso, é necessário que os cursos de graduação observem os resultados de seus estudantes, analisando seu desempenho nesse exame.

Nesse sentido, esse artigo discutiu o desempenho do curso de Ciências Contábeis da UFC através dos resultados de seus alunos na avaliação realizada pelo ENADE 2006. Foram particularizadas as questões da prova ENADE nos seus componentes de formação geral e específica, utilizando o percentual de erros e acertos entre os alunos ingressantes e concluintes.

Embora os alunos ingressantes do Curso de Ciências Contábeis da UFC apresentem uma qualidade elevada comparada com as demais IES do Brasil, a UFC ainda conseguiu melhorar ainda mais o desempenho dos seus alunos concluintes em relação às demais IES do Brasil como um todo, medido pelo desempenho superior na prova ENADE 2006, nos seus componentes de formação geral e específica. Isso mostra que a UFC possui um excelente ensino de qualidade, pois é capaz de capacitar seus alunos, qualificando-os para as inúmeras áreas de atuação do profissional de Contabilidade.

A comparação dos resultados dos alunos concluintes da UFC com os das melhores IES do País, por sua vez, evidencia algumas oportunidades de melhoria na formação geral e na formação específica de Ciências Contábeis. Na formação geral, a UFC conseguiu se destacar na leitura e interpretação de textos, mas deve atentar para a habilidade de analisar tabelas. E na formação específica, destacou-se em temas operacionais (como Escrituração/Elaboração de Demonstrações Contábeis e Legislação), mas demonstrou carência em temas que requerem mais análise e visão gerencial, como Análise de Custos, Teoria da Contabilidade, e Sistemas e Tecnologias de Informações.

A partir da análise da prova ENADE em si, no geral, conclui-se que ela apresenta algumas limitações como instrumento de avaliação de curso, principalmente relacionadas à forma como os resultados são divulgados, os quais poderiam ser apresentados mais detalhadamente, como revelar as parcelas da nota ENADE de cada IES por termo. Além disso, a divulgação dos resultados da prova do ENADE por aluno, pelo menos internamente para cada IES, poderia permitir ações ainda mais específicas a partir de análises dos efeitos das disciplinas específicas cursadas pelos alunos e suas características (turno, professor, metodologia etc.). Entretanto, seus resultados podem ser considerados importantes na utilização para ações pedagógicas e administrativas, com a finalidade de observar o desempenho dos seus estudantes, assim como também conhecer melhor esses alunos.

Tais resultados mostraram que a UFC, mesmo obtendo o conceito máximo na prova ENADE 2006, deve estar atenta ao processo de ensino e aprendizagem de seus alunos. E prosseguir comparando esses resultados de 2006 com os resultados de 2009, ainda não divulgados até esta data, visto que mudanças de currículo, plano de ensino das disciplinas, carga horária e professores, por exemplo, vêem acontecendo no Curso de Ciências Contábeis da UFC desde o ENADE 2006.

 

*Conclusões finais do Artigo de Iniciação a Docência de Monitoria Academica

 

0 comentários:

 
;